terça-feira, 14 de setembro de 2010

O caçador de pipas

editora-central
ano-1970
paginas-92

Em Cabul, nos anos 70 viviam dois meninos que passaram juntos toda sua infância, e foram amamentados pela mesma mulher.Eles eram Amir e Hassan.
Amir era filho de um homem rico e respeitado entre os afegãos e Hassan era filho de um empregado de casa de Amir e havia nascido com lábio leporino.
Hassan era humilde e fazia tudo pelo amigo, inclusive o defendia nas brigas de rua. Amir era covarde e se aproveitava da inguinorância e falta de estudo de Hassan, invetando histórias e signifcados de palavras, enganando-o, fazendo-o que o que dizia era completamente ao contrario do quer na realidade deveria se.
Amir era siumento e inseguro,e sentia siúme quando seu Baba(pai) demostrava mais orgulho do comportamento de Hassan do quer da atitide do seu propio filho.
No inverno de 1975,Amir teve a chance de conquistar seu Baba vecendo o primeiro campeonato de pipas local, e para que Amir conseguisse cortar e recuperar a pipa vencedora e chegar em casa com o troféu- a ultima pipa cortada Hassan correu atrás a pipa azul para ajudar o amigo. enquanto corria aos beco para chegar a frente dos otros, encontrou assefs um garoto prepotente de familia rica que odiava os azaras como Hssan e persseguia também por se amigo de um azara.
nesta epoca o afeganistão já começava a enfretar a invasão sovietica e algum tempo depois Amir e seu pai precisavam fugir dos paises. A experiência e o sofrimento terrivéis pelos quais passaram, aproximaram finalmente,pai e filho e eles conse guem se mudar para o Estados unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário