domingo, 11 de setembro de 2011

O Poço Dos Desejos

Escola: Vitória
Aluno: Paulo Christian
Série: 5ª
 Livro:
Coleçao: Hora do Espanto
Autor: Edgar J. Hyde
Editora: Ciranda Cultural- SP-Brasil
Pulblicado em 2009 por Igloo Books Ltd.


Este livro narra as aventuras  de um adolescente de 14 anos de idade, chamado Tom Walker que havia se mudado juntamente com seus pais para uma fazenda mal-assombrada. Sua mãe estava muito feliz pois desde criança gostava daquele lugar. Tom ao contrário não estava satisfeito; mas ao mesmo tempo já maquinava em sua cabeça  poder encontrar alí meios de se esconder e passar tempos longe da chatice de sua mãe.Um certo dia andando pelo pátio encontrou um caminho velho que o levou á um bosque cheio de arbustos. Ficou a observar os raios de sol que penetrava por entre as árvores. De repente ele avista algo e se aproxima. Era um poço que parecia ter sido construído na véspera  anterior. A tampa do poço estava intacta, e tinha uma manivela em forma de L, que brilhava reluzente com os raios do sol. Pendurado em uma corda grossa havia um balde novo. Tom debruçou sobre o poço e gritou, parecia que o poço  respondia- o através do eco. Tom ficou feliz pois acabara de encontrar o seu  refúgio naqule lugar.
No  dia seguinte, Tom vai para a escola da cidade que fica próximo a sua casa, e já no primeiro dia arruma confusão com três garotos; Steve, Billy e George Foster.
Tom volta para casa e ao visitar o poço começa a gritar desabafando todo o ódio que estava sentindo dos garotos da escola. O poço parece responder, então ele faz  um pedido de vingança para Steves. Ao abrir as torneiras de água Steves não consegue fechá-las novamente inundando os lugares por onde passa.
Depois é a vez de Billy destruir o jardim de flores do seu pai, o qual tinha todo cuidado com as plantas pois as flores eram para uma exposição.
Tom  fica em dúvidas se o poço realmente atende seus pedidos, ou apenas são coincidências. Na escola Tom tem um amigo chamado David. Ele  fala do poço e o leva  pra ver. Chegando lá, tudo está como há muitos anos atrás.
Num outro dia quando Tom está voltando da escola é surpreendido pelos garotos que o aborda jogando-o no chão. George Foster joga a sua mochila no esgoto destruindo todos os livros. Ele faz outro pedido e o garoto é sugado por um esgoto que surge do nada.  Este vai parar no hospital para fazer uma lavagem estomacal depois de passar quatro horas no esgoto.
Tom volta ao poço para agradecer e fica extasiado com um espírito que sai de dentro do poço em forma de manto. O manto se transforma em uma capa envolvendo uma figura em forma de mulher, que exala luzes de todas as cores. Tom fica atormentado, mas o espírito o revela que se chama Arrogância, e que Tom a libertou  daquela maldição, quando fez os três pedidos ao poço. Ela diz que voltou para vingar dos humanos que no século passado haviam  jogado-a naquele poço e matado suas duas irmãs em uma emboscada. Arrogância  com a ajuda de Tom começa a colocar seus planos em ação, apavorando os moradores daquele lugar. Tom a desobedece porque acha não estar certo o que eles estão fazendo, e ela o inunda com jatos de água fedendo a esgoto. Ele vai á igreja falar com o padre. Os dois começam a buscar meios para desmanchar o feitiço. Depois de muita luta com o espírito eles acertam a receita que encontram em páginas de um velho diário deixado por um padre do século das bruxas. A receita funciona e Arrongância volta novamente para as entranhas da terra.
Chegando na sua casa, Tom vai direto para  poço e o encontra como nunca vira antes. Os arbustos grandes, a manivela enferrujada, um balde velho e furado pendurado em uma corda polida e cheia de musgos. O encanto do poço havia se acabado.

2 comentários: