sexta-feira, 9 de setembro de 2011

A casadinha de fresco

Nome : Carlos Victor Novais Costa
Escola Vitória
Editora do Brasil
Ano:1999
Autor : Artur Azevedo

Carlos era privado do Capitão General e também fora amante da esposa dele. Quando ele foi descoberto aceitou até mesmo ser morto, mas o Capitão preferiu outro tipo de vingança. Quando Carlos se cassasse ele ia seduzir a esposa do rapaz e pagar na mesma moeda. Por esse motivo Carlos fingia sofrer de um reumatismo e assim estava retirado no campo, mas lá ele planejava seu casamento em segredo com Gabriela.

Estava em uma estalagem e preparava seu casamento com dificuldades, já que o dono da estalagem e sua filha eram curiosíssimos e ficavam sempre buscando descobrir o que Carlos tramava, sobretudo sendo ele estrangeiro, era de Lisboa. Nessas circunstâncias o pai de Gabriela, Castelo Branco, reclamava porque concedera o casamento pensando só em suas terras. O cochicholo era uma fazenda muito querida por ele e o Capitão General por todo o preço a quis comprar e agora afirmava que acabaria tendo-a de qualquer forma, logo Castelo Branco pensou que tendo sua filha casada com o privado do Capitão General não teria problemas mais em perder sua casa.
Agora o casamento não só demorava a sair como também não lhe traria o beneficio esperado. Queria então que ao menos a filha se cassasse logo. Mas Carlos precisava de duas testemunhas, uma era um mudo da cidade e outro era amigo de sua confiança que ia chegar. Assim seu casamento não seria descoberto pelo Capitão. Porém, o amigo e a segunda testemunha não puderam ir e isso atrasou mais ainda o casamento.
Castelo Branco falou para chamarem Bento, o dono da estalagem, mas Carlos não queria porque o homem era um curioso e logo espalharia a notícia. Foi quando passou por lá Manuel de Souza, conhecido de Carlos, de quem na verdade ele tinha salvado a vida, assim ele cobrou o favor como testemunhar seu casamento e guardar segredo. Manuel não queria porque estava fora de casa três dias a mais do que falara a sua esposa, Gertrudes, e ela era muito ciumenta em razão de uma traição passada cometida por Manuel.
Mas ele acabou ficando e assim o casamento foi feito. Mas em seguida chegou ali o Capitão porque pela manhã tinha recebido um recado de Carlos dizendo que estava tão mal que acreditava que hoje morreria. Assim Carlos articulou uma mentira para enganar o Capitão e não ter que ceder sua mulher a ele. Falou que Gabriela era esposa de Manuel. O capitão que instantaneamente se interessou pela moça convidou Manuel, ela e o pai de Gabriela, Castelo Branco, para morarem em sua casa em Porto Alegre.
Em meio a isso tudo Gertrudes que ia atrás de Manuel chegou na estalagem e quando convencida pelo marido de que ele não a traia ao ouvir o convite do Capitão se alegrou toda com a nova vida.
Porém partiram rapidamente e Gertrudes ficou e Carlos também, mas ele seguiu a caravana em seguida. Chegando à casa do Capitão, ele fez de Manuel senhor da lanças, fez de Castelo Branco senhor – mor e de Gabriela sua leitora, já no plano de conquistá-la. Feita essas nomeações Carlos chegou.
Ele tinha um plano claro, Gertrudes ficara na estalagem e um médico a faria crer que estava doente, porque ela tinha desmaiado depois da saída repentina de Manuel, e assim nesse tempo ele fingiria ser o marido de Gabriela durante o dia e a noite ele ia ficar com sua esposa escapando da vingança do Capitão.
Ia tudo bem, mesmo depois da chegada de Gertrudes que novamente convencida de que o marido não a traia aceitou a ideia de tê-lo como marido também só durante a noite. E Carlos tinha inventado uma história que a família de Manuel tinha uma tradição de marido e mulher dormirem em quartos separados, o que facilitaria o ajuste dos casais durante a noite.
Porém, o capitão chamou Carlos e lhe propôs o perdão caso ele o ajudasse a conseguir o coração de Gabriela. Carlos claramente não aceitou, defendo sua amizade com Manuel.
Nesse ponto, Carlos viu como última medida fugir com Gabriela. A fuga estava pronta e os dois estavam partindo quando Gertrudes os atrapalhou. Manuel que havia deixado apenas um recado avisando que fora cumprir uma missão determinada pelo Capitão fez Gertrudes crer que ele a estava traindo e assim quando viu o casal fugindo achou que era o marido e assim fez com que eles fossem descobertos pelo capitão e os guardas.
Assim toda a verdade foi revelada e o Capitão prendeu Carlos. Enquanto isso Manuel voltava e Gertrudes estava determinada a ir embora com o marido. Foi assim que estando Gabriela junto ao Capitão suplicou-lhe perdão ao marido e como ele exigiu algo em troca ofereceu o cochicholo. Frente à inocência da menina que não entendia o que realmente ele queria, acabou aceitando esse pagamento pela liberdade de Carlos, mas exigiu também que ela não contasse o que tinha feito pra conseguir a liberdade dele.
Quando Carlos foi liberto, Gabriela abraçava ao Capitão por pedido de demonstração de amizade que eles tinham agora. Logo ele pensou que a vingança estava cumprida e assim ele destratou Gabriela e a devolveu ao pai. Nesse instante entrou rindo o capitão, e também Gertrudes com Manuel.
Gertrudes que a tinha tentado antes conseguir que o capitão concedesse a dispensa de Manuel de seu cargo vinha decidida a consegui-la agora. O motivo era que andando pela casa do capitão encontrou um retrato da esposa do capitão e se tratava da mesma mulher com quem Manuel tinha tido o caso que a deixara tão ciumenta.
Vendo o Capitão que a sua esposa tivera outro amante percebeu que não valia a pena a sua vingança, a sua mulher não valia de nada. Assim ele falou a verdade a Carlos, ele e Gabriela se reconciliaram. Ficando assim felizes eles e Manuel e Gertrudes também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário