quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Escola: Vitoria
Data: 07/09/2011
Aluno: Higor Oliveira
prof°: Edleusa
Série: 6ª/7º ano
Autor: Erico Veríssimo
Editora: GLOBO
Ano: 1963
                           O arquipélago o tempo e o vento    
 


         


     O que pude entender é que o autor busca  a fundo o personagem. A leitura é de fato um tanto importante quando  pegamos historia para ser resumida com pensamentos das pessoas que aqui neste livro era de indignação pelos abusos do governo na cobrança de altos impostos, pois na verdade a leitura deste livro é que hoje vivenciamos nos nossos governantes.
    A história da família se reunindo após a queda de Vargas, com Rodrigo a beira da morte , continua a história de Rodrigo e Toríbio. Depois de dois infartos e sofrendo de edema pulmonar, Rodrigo passa ao tempo todo acamado, com a amante num hotel da cidade (ela veio do Rio de Janeiro por conta própria), e os filhos desentendidos. Floriano, o intelectual passivo, está apaixonado por Sílvia, mulher de seu irmão Jango, um homem simples. Eduardo milita o comunismo e ataca o pai até em praça pública, enquanto Bibi simplesmente se sente deslocada em Santa Fé, com o segundo marido. Maria Valéria está cega e Flora mantém um casamento apenas de fachada com Rodrigo.                  Rodrigo, enquanto isto, também desobedece às ordens de Dante Camerino, seu médico (ele chegou a ter um encontro com a amante) e Floriano confessa a Tio Bicho o que sente por Rodrigo. 
         Caderno de Pauta Simples de seu filho mais velho, o escritor Floriano, também intercalam a história. Elas são um preenchimento de lacunas sobre acontecimentos menores da história, lembrança indecisa  de infância e adolescência, onde se lembra como se sentia por Rodrigo, o colégio interno onde era um dos amantes da mulher do diretor  impressões sobre o dia-a-dia daquela reunião; memórias de quando era professor universitário de Literatura Brasileira em São Francisco, emfim como que reunião   é na verdade a história da própria família Terra Cambará, dando caráter .
         O Deputado, que conta   desilusão com o partido que ele e seu pai passam a sofrer leva ele a renunciar ao cargo com um discurso inflamado na Assembléia.


      Toda a trajetória do Capitão Rodrigo Cambará em Santa Fé desde da primeira conversa com Juvenal, o duelo com Bento Amaral, seu casamento com Bibiana, até a sua morte na guerra é cheia de pormenores que prende o leitor do princípio ao fim, página por página, fazendo desse romance de Veríssimo uma história já tornada mitológica   e fascinante. De inicio posso confessar que estava sendo uma leitura cheia de atribulações, depois conseguir observar que a família Cambará e suas relaçẽs foram do inicio ao fim comunista e oportunistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário