domingo, 10 de abril de 2011

Titulo do livro: Meu pé de laranja lima
Autor: José Moura de Vasconcelos
N° de paginas: 192
editora: Melhoramento






                Meu pé de laranja lima





Este livro conta a história de um menino de cinco anos que era muito peralta e tinha o nome de Zeze, que ao que me consta é de uma família muito pobre. Sua mãe tinha que sair cedo para trabalhar e seu pai por está desempregado só vivia bebado. Como já é de esperar Zeze tinha irmãos e no meio deles uma irmâ que era essa que tomava conta dos outros irmâos, e ele olhava o mais novo pelo qual tinha o nome de Luis.

Zezé tinha com ele peraltice e se tornava um menino de grande inteligencia, era interessado pelas coisas da vida, e tudo aprendia com facilidade. Zezé por fazer tantas coisas erradas que não devia acabava sendo castigado. Entendo que fosse peralta porque não tinha o carinho da família.
Mas por ter que mudar para uma nova residência encontrou um pé de Laranja lima que era uma àrvore muito pequena e ele logo se fez dono da tal árvore.
Daí ele por não ter com quem conversar nada, logo se opôs a ter o Pé de Laranja Lima como seu melhor amigo nas horas do desabafo e dizia ele que a mesma respondia ao seu diálogo.
Era um menino inteligente que aprendeu lê cedo e em função disso foi também cedo para a escola. Admirava a professora que todo dia levava flores para ela. Por ser tão carinhoso com a professora ela não acreditava que ele fosse tão peralta como falavam. E por isso acabou tomanado uma surra de um português que havia na cidade, mas Zezé ficou com muita raiva jurou se vingar. Com o passar do tempo se acidentou cortando o pé com um caco de vidro, mas não desistiu de ir à escola e o próprio português se comoveu dando-lhe ajua até o hospital.
Com essa ajuda os dois ficaram amigos de chegar até ao ponto de irem pescar, também o portuga mostrou muito carinho por ele.
Mas pra sua alegria chegou é claro a tristeza, e como se não bastasse o amigo sofreu um acidente e acabou morrendo. Zezé ficando muito triste acabou entratando em depressão, mal comi, não faalava com ninguém e só ficava ditado, até que sua irmã o convenceu e conseguiu que o mesmo voltasse a ter uma vida normal.


                 Higor Oliveira 

2 comentários:

  1. eu gostaria de saber o enredo desse livro o meu pe de laranja lima, quem souber favor entra no meu email:thaismfg1@homail.com.obrigado

    ResponderExcluir
  2. tenho uma prova desse livro se alguem puder me enviar os pontos chaves dele eu agradeço g_alboguette@hotmail.com

    ResponderExcluir