domingo, 10 de abril de 2011

Garibaldi e Manoela:uma história de amor

nome do livro: Garibaldi Manoela : uma história de amor
autor: Josué Guimarães
ano:2003
editora:LEPM


         Garibaldi e Manuela uma historia de amor 



 O valente marinheiro italiano Giuseppe Garibaldi vem ao Brasil e participa da guerra dos farrapos,ao lado do general Bento Gonçalves. Conhece Manoela uma jovem filha de dona Maria e sobrinha de Bento,ao olhar para a porta que dava para o caminho da lagoa dos patos,Garibaldi ficou observando por alguns momentos os olhos negros e cheios de mistérios da linda Manoela,logo se apaixonou mas era um amor sem futuro.
        Quando Garibaldi chegou ao acampamento na lagoa dos patos,foi logo cercado por Zeffirino,Royer e Eduardo.Matru,amigo e principal assistente de Garibaldi,estava sentado perto de uma árvore caída. Ele esperava ansiosamente o amigo trazer notícia da moça que ele amava,que era irmã de Manoela.
         - Acho que ela vai bem,mas não vi a tua paixão hoje,meu amigo.Vi a minha Manoela,que estava com a mãe e as tias.Ah,Matru,sem Manoela a vida não é nada para mim,falou Garibaldi.
         porém um romance de amor belo e triste,que se desenrola no meio de uma das grandes guerras da história do Brasil. Durante dez anos,entre 1835 e 1845, homens e mulheres de grande valor lutaram pela república e pela liberdade.
         Manoela nunca mais ouviu falar de Garibaldi. Ela se perguntava: ele andaria perdido por este mundo de Deus,ou teria morrido? ela não tinha mais lagrima de tanto chorar uma noite,era inverno e não tinha fogo na lareira,ela sentiu uma dormência no corpo e chamou por Garibaldi. Ela morreu.

 Evellyn Oliveira
 5ª série / 6° ano

                                                                               

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. acho a historia brilhante,uma bela historia de amor, sem um final feliz, seria comico, se nao fosse real.manoela merecia garibaldi,muita mais do que anita... espero que um dia eles possam dar um novo final a esta triste historia de amor..lena viegas..brasilia df

    ResponderExcluir
  3. valeu me ajudo muito em um trabalho de escola

    ResponderExcluir
  4. EI,VALEU MESMO ME AJUDOU MUITO MESMO NO TRABALHO DA ESCOLA A PROF ADOROU MUITO

    ResponderExcluir
  5. Esta obra e realmente muito interessante sem um final feliz algo que mudou completamente a historia, algo que a diferencio de outras e a deixou intessante

    ResponderExcluir