segunda-feira, 13 de junho de 2011

Bisa bia, Bisa bel

    Nome do livro: bisa bia, bisa bel
    autor: Ana Maria Machado
    ano:1971
    editora: Moderna 
    nome do aluno Evellyn Vitória Machado Oliveira
    curso 5 serie


                      A Primeira vez, bem que Bisa bia estava escondida. Só apareceu por causa  das arrumações da minha mãe.
                      Minha mãe é  gozada. Não tem essas manias de arrumação que muita mãe dos outros tem, ela até que vai deixando as coisas meio espalhadas na casa, um bocado fora do lugar, e na hora em que precisa de alguma coisa quase deixa todo mundo maluco,revirando pra lá e pra cá. Mas de vez em quando ela cisma.Dá uma geral, como ela diz. Arruma, arruma, arruma, dois, três dias seguidos... Tira tudo do lugar, rasga papel, separa roupa velha que não usa mais, acha uma porção de coisas que estavam sumidas, joga revista fora, manda um monte de bagulho para a gente usar na aula de arte na escola. E sempre tem umas surpresas para mim como um colar todo colorido e brilhante que um dia ela achou e me deu para brincar.

                     Pois foi numa dessas arrumações, quando minha mãe estava dando uma geral, que eu fiquei conhecendo bisa Bel. Parecia até a história da vida do gigante, que minha tia conta. Sabe? Aquela história que diz assim: dentro do mar tinha uma pedra, dentro da pedra tinha um ovo, dentro do ovo tinha uma vela e quem soprasse a vela matava o gigante. Claro que não tinha gigante nenhum na arrumação geral da minha mãe. Nem ovo. Mas até que tinha uma vela cor-de-rosa, do bolo de quando eu fiz um ano e que ela guardava de recordação, dentro de um sapatinho velho de neném, de quando eu era pequenininha. Mas eu lembrei da história do gigante porque a gente podia contar a história de bisa Bia assim: dentro do quarto da minha mãe tinha um armário, dentro do armário tinha uma gaveta, dentro da gaveta tinha uma caixa, dentro da caixa tinha um envelope, dentro do envelope tinha um monte de retratos, dentro de um retrato tinha bisa Bia    










   

Nenhum comentário:

Postar um comentário