terça-feira, 30 de novembro de 2010


A escrava Isaura

Numa fazenda no interior do Rio de janeiro, morava um mulher chamada Isaura uma linda morena a escrava Isaura ,  era filha de uma bonita escrava,que por não se sujeitar aos caprich A escrava isaura
o do comendador almeida( dono da casa A escrava isaura
) Isaura era filha  do feitor A escrava isaura
 Miguel  por quem sua mãe se envolveu ,ela foi educada ,sabia ler e escreve.
    O SR. Almeida se aposentou e entregou a fazenda a seu filho Leôncio um homem cruel e capaz de tudo para alcançar os seus desejos.   
 Leôncio tinha por Isaura um cego e cruel amor.Sua esposa e seu cunhado Henrique chegam a fazenda  .Henrique fica encantado  com a beleza de Isaura  e para livra - lá da crueldade de Leôncio e impedir que sua irmã fosse traída,ele se oferece para ser seu amante ela aceita   para se livrar de Leôncio.Mesmo sabendo  que não era livre Isaura prefere se ariscar e fugir com Henrique  .Quando Leôncio descobre que sua desejada  escrava tinha fugido com seu cunhado fica furioso e parte em busca de Isaura mas esta já estava longe não sendo alcançada por ele.Depois de muita procura sem sucesso ,ele resolve retornar a fazenda ,percebe que estar falido e que suas dividas tinha sido pagas por Henrique .Desesperado ele diz a Henrique que nunca  irá implorar por generosidade para abrandar as dividas.Ele ausenta-se da sala e comete suicídio.Isaura corre e abraça Henrique .Naquela hora Isaura percebe que estava livre.A morte de Leôncio  apesar de trágica  lhe traria seu bem mas desejado a sua liberdade.


                                                         Autor da obra  Bernado  Guimarães


                                                                                       Thoni  Brandão

A Escrava Isaura


Meu pé de laranja lima

Um garoto chamado Zezé, tinha 6 anos(ou 5 mas gostava de dizer que ele tinha seis).Ele vivia em casa de tamanho médio, seu pai se chamava Paulo, e estava desempregado , sua mãe, que por causa de seu marido desempregado trabalhava até tarde numa fábrica, e mais três irmãos: Totoca,Jandira e Glória. Por causa do desemprego de seu pai, eles fora laranja lima, que fica sendo seu melhor e único amigo.Como o moleque sempre foi muito arteiro, recebeu muitas palmadas e era surrado constantemente, apesar de que as vezes não tinha culpa do que acontecia .O garoto tinha cinco anos , aprendeu a ler e por isso foi a escola mais cedo . Lá ele era um garoto muito comportado e gostava muito da professora Célia Paim, ao qual, levava flores todos os dias , e apesar de contarem a ela o diabinho que ele era ,ela não acreditava.Um dia o garoto foi pegar uma carona do lado de fora do carro, mas o carro era de um português chamado Mamuel Valandarez que tinha o carro mais bonito da cidade . O português viu isto e lhe deu uma surra que o garoto jurou se vingar . Mas o tempo foi passando e o garoto ia se esquecendo . E num dia ele pisou num caco de vidro que abriu um corte , mas mesmo assim o garoto ficou decidido de ir para a escola . Enquanto atravessava uma rua o português viu o garoto e pediu para ver o corte. Vendo aquele corte enorme ele levou o garoto de carro até o hospital, e fizeram muitos pontos nele Desde então eles ficaram muito amigos e o português foi lhe tratando como um filho,, sempre muito carinhoso. Foram até pescar algumas vezes e passavam a tarde todos juntos . Outras vezes iam tomar sorvete e fazer outras coisas . Outra vez o português deixou o menino andar de carona em seu carro, o português o convenceu até de não falar mais palavrões. Eles eram muito amigos até que ele recebeu a noticia que o carro do português foi esmagado por um trem. O português não resistiu e morreu.


O garoto entrou numa depressão profunda , e como a família desconhecia a sua amizade com o português , eles acharam que foi a noticia que seu pé de laranja lima seria cortado . O garoto permaneceu dias comendo pouco, sem falar , deitado em sua cama e querendo morrer. Mas com suas palavras de glória, sua irmã preferida, ele conseguiu retornar a sua vida normal.

                                                         Thoni Brandão Moura

Charada

Um senhorinha,
Muito assenhorada,
Nunca sai de casa.
Está sempre molhada?


      Nátally Lula  de Carvalho

Os aposentados ( RED )

Por: Alexandre Jose S. Cazuza.
Serie/Ano: 5º / 6º.
Filme: Os Aposentados ( red )
Duração: 105 minutos
Direção: Robert Schwentke




  Os Aposentados

Este filme fala sobre um ex-agente da CIA(inteligência americana) que foi envolvido numa trama de conspiração.
O que acontece com os agentes que descobrem muitas coisas secretas quando chega sua hora de se aposentar ? Bom dizem as mas línguas que eles são instruídos a se isolar, outros já dizem que alguns são eliminados.
Em “Aposentados” ,bruce willis ve-se perseguido ate a morte por agentes novatos e mais jovens da CIA. No entanto sua experiência e rede de amizades faz com que ele consiga sobreviver aos ataques.
Enquanto escapa dos bandidos e procura esclarecer  o mistério de sua caçada, willis investe num relacionamento com uma telefonista , que agora também corre perigo.
No fim das contas bruce demonstra que suas habilidades superam a avidez dos mais novos. Esclarece a relação do alto escalão da presidência com seu caso e elimina os ostis que se posicionam em seu caminho.
Com certeza um ótimo filme sobre espionagem, com bons efeitos visuais, bom enredo e atuações excepcionais que contam com um elenco de primeira dentre os quais estão além de Bruce Willis , ellen mirrem , Jhon Malkovicht , Morgan Freeman e Karl  Urban .





Alêxandre José Santos Cazuza

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

DA LAMA A VITORIA


Nome:Bruno Anuar Webi
Escola: Vitoria
Autora: Joelma cunha
Numero de pagina: 157
Editora: casa publicadora
Da lama a vitoria
Conta a historia de uma mulher chamada  Joelma que teve uma infancia muito sofrida e infeliz.Ainda quando crianca perdeu a sua mae e assim teve que ir morar com sua tia, que era evangelica  e que a ensinou alguns princípios.
Ainda na adolescência Joelma se envolveu com um homem mais velho que a engravidou e a abandonou, essa foi uma fase muito difícil, pois ela não tinha condição financeira para sustentar sua criança, ainda na gravidez Joelma conseguiu a ajuda de uma amiga que a levou para a cidade de Itabuna, com a ajuda dos amigos ela conseguiu ter seu bebe e logo conseguiu um emprego para dar aula na cidade de Camacan, chegando La passou por muitas dificuldades, morando em um barraco de tabuas, por onde passavam ratos e as paredes tinhas grandes frestas onde fazia um terrível frio a noite, mas mesmo com tantas dificuldades Joelma não desistiu.Um determinado dia Joelma conheceu um rapaz por quem se apaixonou, e juntos encontraram forcas para recomeçar a vida. A partir dessa época  a vida dela começou a mudar, Joelma fez faculdade, e pos graduação, doutorado e mestrado em sua área, hoje ela da muitas palestras em varias universidades, já viajou para vários lugares do mundo, e em todas as suas palestras ela conta como a vida dela mudou a partir do momento que ela entregou sua vida a Cristo, e sua vida foi DA LAMA A VITORIA.

O RAPAZ DO PIJAMA ÁS RISCAS


Tema: O rapaz do pijama às riscas
Pag.: 176
Editora: Difel
Autor(a) John Boyne
 Conta a historia de um garoto chamado Bruno de 9 anos, que de repente tem de sair da sua confortável casa em Berlim para ir para uma casa horrível em Acho-Vil, sem os seus três amigos, só podia brincar com a Gretel, a sua irmã .No primeiro dia Bruno vê da janela do seu quarto um grande campo ``um campo de concentração`` cheio de crianças e adultos. Bruno adorava explorar por isso, decidiu ir ver e falar com as crianças de lá, e é aí que encontra Shmuel, um rapaz de também nove anos de pijama às riscas, e assim se trava um amizade entre dois rapazes onde uma cerca  os dividia.
Certo dia o pai de Bruno diz-lhe que ele, a mãe e a Gretel vão voltar para a casa de Berlim, e Bruno não quer porque, isso significa separar-se do Shmuel, então vai contar que vai voltar para Berlim e Shmuel conta-lhe que o seu pai desapareceu. Bruno diz-lhe que na próxima manhã antes de partir vai ter com ele, passa para o outro lado da vedação e ajuda-o a encontrar o pai, assim seria a sua última aventura.
E assim foi, mas quando Bruno estava a preparar-se para ir para casa, chegam os guardas e mandam-nos para uma câmara de gás, que segundo o Bruno era uma sala quente para as pessoas se abrigarem da chuva (isto é para verem até onde vai a inocência de Bruno)
Eles entram na câmara de gás e acabam morrendo.

                                                  Aluno Jackson

charada

 bruno webi

qual e o lugar que todos podem sentar menos voce?  


qual e a cabeça que mais atura pancada?

oque a campanhia disse para o dedo?

o pequeno principe


 editora: flag
 numero de pag: 98
  autor(a):  Antoine de Saint-Exupéry.     

    




Conta a historia onde o narrador viaja de avião quando de repente o avião de cai no meio do deserto do Saara. Na primeira noite, ele adormeceu sobre a areia. Ao despertar do dia Ele vio um menino de cabelos loiros que era o pequeno príncipe e assim o pequeno príncipe começou  contam-do-lhe que viera de um planeta, do qual o narrador imaginou ser o asteróide B612, visto pelo telescópio uma única vez, em 1909, por um astrônomo turco. Através do Pequeno Príncipe, o narrador aprendeu a dar valor às pequenas coisas do dia-a-dia  apreciar a beleza de uma flor, contemplar as estrelas... Ele acreditava que o pequeno havia viajado, segurando nas penas dos pássaros selvagens, que emigravam. O Príncipe conta-lhe as suas aventuras em vários outros planetas: o primeiro era habitado por apenas um rei; o segundo, por um vaidoso; o terceiro, por um bêbado; o quarto, por um homem de negócios; o quinto, um acendedor de lampião; no sexto, um velho geógrafo que escrevia livros enormes, e, por último, ele visitou o nosso Planeta Terra, onde encontrou uma serpente, que lhe prometeu mandá-lo de volta ao seu planeta, através de uma picada. No oitavo dia da pane, o narrador havia bebido o último gole de água e, por este motivo, caminharam até que encontraram um poço. Este poço era perto do local onde o Pequeno Príncipe teria que voltar ao seu planeta. A partida dele seria no dia seguinte. Falou-lhe, também, que a serpente havia combinado com ele de aparecer na hora exata para picá-lo. O narrador ficou triste, ao saber disto, porque tomara afeição ao Pequeno. O Príncipe lhe disse para que não sofresse, quando constatasse que o corpo dele estivesse inerte, afirmando que devemos saber olhar além das simples aparências. Não havia outra forma de ele viajar, pois o seu corpo, no estado em que se encontrava, era muito pesado. Precisava da picada para que se tornasse mais leve. Chegado o momento do encontro com a serpente, o Pequeno Príncipe não gritou. Aceitou corajosamente o seu destino. Tombou como uma árvore tomba. E assim, voltou para o seu planeta, enfim. O narrador, dias mais tarde, conseguiu se salvar, sentindo-se consolado porque sabia que o Pequeno Príncipe havia voltado para o planeta dele, pois ao raiar do dia seguinte à picada, o corpo do Pequeno não estava mais no local. Hoje, ao olhar as estrelas, o narrador sorri, lembrando-se do seu grande Pequeno amigo.

                                                        aluno:  jackson


Os dinossauros


Escola: vitória
nª de páginas: 50
editora: casa
autor(a): Elaine Grahan-Kennedy
aluno(a): Bruno Webi

Os dinossauros
Este livro mostra a história de uma menina que se chamava Elaine Grahan-Kennedy e sonhava em ser  arqueóloga,  quando se tornou adulta achou vários ossos,  pegadas, ovos desses bichos.
Também relata as espécies, tamanho dos ossos, altura,  e textura da pele. Esse livro tira as dúvidas de qualquer um, pois fala onde surgiram os dinossauros, se fala de dinossauros na bíblia, fala das pessoas que acham os dinossauros feios só por causa que um era carnívoro e comia o herbívoro.
Explica as espécies que irei citar: Diplodocus, coelophysis, hadrossauro, triceratops, tarbossaurus, tyranossaurus rex e etc.
                                                  Titulo: A Escrava Isaura
                                                                   Autor: Bernado Guimarães

O livro trata de Isaura, escrava que nasceu quase branca e é tratada como filha por sua sinhá, alvo da luxúria e paixão de Henrique (fugazmente), Leôncio (maléfica, controladora e luxuriante), Belchior (ridícula, servil e confusa) e Álvaro (pura e amorosamente). Outros sentimentos dirigidos a Isaura incluem a inveja de Rosa (outra escrava, preterida por Leôncio como amante)e o carinho de seu pai Miguel.

No começo trata-se do passado de sua mãe, maltratada por seu dono, o pai de Leôncio, que a tem com um ex-feitor de bom coração. Quando estava para ser forra morre este dono e Leôncio a herda, sem intenções de alforriá-la. A esposa deste o deixa e ele manda Isaura para um cativeiro. De lá ela e o pai fogem para Recife onde conhece Álvaro e se apaixona por ele. Vai a um baile da alta sociedade e é muito admirada por seus dotes físicos e culturais, mas é denunciada como escrava pelo ganancioso Martinho.

De volta no Rio é presa por dois meses no tronco e seu pai vai para a cadeia. Prestes a ser liberta para se casar obrigada com o deformado Belchior pela liberdade, achando que Álvaro está casado, é impedida por este que liquida os bens de do falido Leôncio, que se mata para fugir da humilhação. A história foi adaptada várias vezes para outras mídias, a mais célebre sendo a novela com Lucélia Santos no papel-título.

Luis Felipe